Sorry, this entry is only available in Português do Brasil. Batizado de “Golfinhos de Noronha”, o espaço falará da vida dos animais do arquipélago, da questão da sustentabilidade, do meio ambiente e também de temas sociais Na sexta-feira, 30 de Abril, foi ao ar o primeiro canal podcast produzido em Fernando de Noronha na temática…

Sorry, this entry is only available in Português do Brasil.

Podcast Golfinhos de Noronha

Batizado de “Golfinhos de Noronha”, o espaço falará da vida dos animais do arquipélago, da questão da sustentabilidade, do meio ambiente e também de temas sociais
Na sexta-feira, 30 de Abril, foi ao ar o primeiro canal podcast produzido em Fernando de Noronha na temática socioambiental. Intitulado “Golfinhos de Noronha”, o conteúdo não trata apenas da vida desses animais, mas também de outras diversas espécies que vivem no Arquipélago e de assuntos de interesse geral, como meio ambiente, sustentabilidade, educação e questões sociais. O canal podcast é uma iniciativa do Projeto Golfinho Rotador (PGR), que conta com o patrocínio da Petrobras e atua na ilha desde 1990. Ele será produzido e administrado pela equipe de comunicação do PGR. “A ideia de criarmos um canal podcast para falar sobre o nosso trabalho e outros temas tem o propósito de lançarmos mais um canal de comunicação com o público em geral, de todas as idades e de todas as partes do mundo”, diz Cynthia Gerling, Coordenadora de Comunicação, Educação Ambiental e Sustentabilidade do PGR. “Qualquer pessoa que se interesse pelo meio ambiente e especialmente pela vida animal vai curtir nosso novo conteúdo”.

Tendo como pilares de trabalho a pesquisa, a educação ambiental, o envolvimento comunitário, a sustentabilidade e as parcerias, o PGR elegeu como tema do primeiro episódio do canal a participação de três jovens ambientalistas no programa “Jovem Mar”, uma ação da Educação Ambiental da Rede Biomar, composta por seis projetos: Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador, Meros do Brasil e TAMAR, todos com patrocínio da Petrobras.
O primeiro episódio chamado de “Rede Biomar: Jovem Mar” entrou no ar no dia do lançamento do canal, e, Cynthia Gerling conversou com Abner Federiche Monteiro, 16, do TAMAR de Ubatuba (SP); Aisha Nascimento, 18, do Baleia Jubarte na Praia do Forte (BA); e Amanda Cristina da Silva, 22, do Projeto Golfinho Rotador de Fernando de Noronha (PE). Abner, Aisha e Amanda são três dos mais de 90 jovens de todo o Brasil que participaram do IV encontro nacional Jovem Mar, que ocorre desde 2015 e este ano foi realizado entre os dias 25 e 27 de março. Em virtude da pandemia do coronavírus, o evento foi realizado pela primeira vez por meio de uma plataforma digital. “E com o mundo cada vez mais digitalizado, o canal podcast Golfinhos de Noronha chega na hora certa”, diz Cynthia. “E está disponível em várias plataformas como Spotify, Apple Podcast, Google Podcasts, Amazon Music, Podcast Index, Player FM, Deezer, Gaana, Saavan, Stitcher entre outros”.