Projeto Golfinho Rotador celebra Semana do Livro e da Educação

Escrito em 25/05/2021
Projeto Golfinho Rotador

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.

O Projeto Golfinho Rotador inova e traz dinâmicas com analogias entre o comportamento do golfinho e dos seres humanos para a primeira oficina de formação com os educadores.

O Projeto Golfinho Rotador desenvolveu ações voltadas à leitura e à capacitação dos docentes no Centro Integrado Bem-Me-Quer.

Com o foco de motivar o trabalho dos professores de Noronha e incentivar o hábito da leitura entre os estudantes, o Projeto Golfinho Rotador (PGR), que tem o patrocínio da Petrobras, realizou atividades educacionais na ilha. Os eventos aconteceram em comemoração ao Dia Mundial do Livro, celebrado em 23 de abril. Assim, durante toda aquela semana, o PGR desenvolveu ações voltadas à leitura e à capacitação dos docentes. Na terça-feira (20), ocorreu a primeira oficina de formação deste ano com os professores do Centro Integrado Bem-Me-Quer, com o objetivo de motivar os professores que enfrentam dificuldades no dia a dia, especialmente durante a pandemia do coronavírus. Na atividade, foi utilizada a neurolinguística e a dinâmica com analogias entre o comportamento do golfinho, do tubarão e da carpa e dos seres humanos. “Esses animais têm uma simbologia forte. Nós comparamos a estratégia dos animais para o comportamento evolutivo”, disse a coordenadora de Educação e Comunicação Ambiental do Projeto Golfinho Rotador, Cynthia Gerling.

Na quinta-feira (22), a equipe do PGR promoveu uma atividade de leitura comentada com as crianças da unidade educacional, que participaram ativamente da programação. “Os alunos ficam sempre muito empolgados com esse tipo de ação”, destacou a coordenadora do PGR. Para a gestora do Centro Integrado de Educação Infantil (CIEI) Bem-Me-Quer, Sheila Libânia, as atividades foram positivas, assim como a parceria com o PGR. “Nosso foco é realizar formações com os professores e trabalhar a temática da leitura com as crianças. E esse tipo de colaboração com o pessoal do Projeto Golfinho Rotador enriquece o nosso trabalho”, afirmou Sheila Libânia, destacando que o CIEI Bem-Me-Quer tem cerca de 250 alunos, de zero a cinco anos.

Já na segunda-feira (26), a equipe do PGR realizou oficinas de Educação Ambiental com as crianças do centro educacional, em homenagem ao Dia Mundial da Educação, celebrado no dia 28 de abril. A professora Thaynanda Santana destacou que a primeira infância é uma fase de descobertas de um mundo novo pelas crianças. “Nesse sentido, o Projeto Golfinho Rotador traz experiências significativas de cuidado e conhecimento desse mundo, no qual a criança está inserida. Acho muito relevante construir esse sentimento de pertencimento e responsabilidade”, disse Thaynanda. Desde sua fundação, em 1990, o PGR trabalha na educação ambiental das crianças e jovens de Fernando de Noronha, além de atuar no continente, nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo.