Rede Biomar na Década do Oceano

Escrito em 23/06/2021
Projeto Golfinho Rotador

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.

Em comemoração ao dia do Oceano, 8 de junho, o Projeto Golfinho Rotador promoveu uma Live em seu Canal YouTube Projeto Golfinho Rotador, que também foi transmitida em seu Facebook, dia 07/06, com seus projetos parceiros e pioneiros na atuação pela conservação do Oceano, os projetos da Rede Biomar: Projeto Albatroz, Projeto Baleia Jubarte, Projeto Coral Vivo e Projeto Meros do Brasil.
A live teve como objetivo sensibilizar as pessoas em prol da conservação marinha dando eco à iniciativa da ONU pela Década do Oceano, assim como divulgar as ações dos Projetos da Rede Biomar e o patrocínio da Petrobras.
A mediadora Dra. Luciana Leite fez no início da live uma apresentação sobre a Rede Biomar. Posteriormente cada projeto teve 10 minutos de fala e, ao final, houve 10 minutos para respostas ao público.

REDE BIOMAR
A Rede de Projetos de Biodiversidade Marinha, Rede Biomar, é uma parceria de projetos com atuação marinha e patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, com o objetivo de juntar esforços em prol da conservação marinha no Brasil, por meio da proteção e pesquisa de espécies bandeira, de ecossistemas e de ambientes, bem como promovendo a sensibilização e articulação da sociedade em torno do tema Oceano.
Os Projetos que compõem a Rede Biomar possuem ampla experiência em temas relacionados com a conservação em suas especialidades. Todos atuam apoiando a elaboração e implementação de políticas públicas, como nos Planos de Ação Nacional (PANs) e nos processos de avaliação do estado de conservação das espécies.
Atualmente fazem parte da Rede Biomar os Projetos: Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador, Meros do Brasil e Tamar.
Os objetivos do Projeto Albatroz são: atuar na conservação de albatrozes e petréis, um dos grupos de aves mais ameaçados do planeta, desenvolvendo medidas mitigadoras e colaborando com a elaboração de leis para proteção das aves. Trabalha na sensibilização de pescadores e sociedade em geral, com foco nas escolas de ensino fundamental e médio.
O Projeto Baleia Jubarte tem como objetivos contribuir para a recuperação da população de baleias-jubarte brasileira, buscando soluções para minimizar conflitos advindos do aumento da população de baleias, coincidente com uma crescente ocupação do mar brasileiro por atividades econômicas e de lazer.
O Projeto Coral Vivo objetiva contribuir para a conservação e uso sustentável de ambientes coralíneos, os quais abrigam a maior diversidade biológica dos mares, em especial da Costa do Descobrimento/BA.
O Projeto Meros do Brasil tem como principal objetivo a conservação dos meros e dos ambientes costeiros e marinhos por meio da realização de ações de pesquisa, educação e comunicação.
O objetivo do Projeto Golfinho Rotador é promover a conservação da biodiversidade marinha e a sensibilização de brasileiros e estrangeiros em prol de um planeta sustentável, por meio do carisma dos golfinhos, de ações de educação e da facilidade de se conhecer a vida oceânica em Fernando de Noronha.
O Projeto Tamar tem como objetivos, com o envolvimento das comunidades locais, promover a conservação e a recuperação das populações das 5 espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil em níveis saudáveis, capazes de cumprir com suas funções ecológicas, atuando nas áreas prioritárias de ocorrência.
Juntos os projetos atingem milhões de pessoas no Brasil e no mundo.