Conheça os ciclos de nascimento e de reprodução dos golfinhos de Noronha

Escrito em 12/07/2021
Projeto Golfinho Rotador

Sorry, this entry is only available in Português do Brasil.

[vc_row][vc_column][vc_single_image image=”11635″ img_size=”large” onclick=”link_image”][vc_column_text]O nascimento dos golfinhos-rotadores em Fernando de Noronha tem dois picos, sendo um deles nos meses de março e abril e o outro em agosto e setembro. É o que mostram pesquisas do Projeto Golfinho Rotador, um dos maiores programas de pesquisa ecológica de longa duração de golfinhos do mundo, que conta com o patrocínio oficial da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Assim, março e abril e agosto e setembro são ótimos para Fernando de Noronha ser visitada por quem quer observar filhotes de golfinhos, pois é a época principal dos comportamentos de cuidado parental, quando os adultos protegem e amamentam seus filhotes.
Já em relação ao período reprodutivo dos golfinhos-rotadores de Noronha, as pesquisas do Projeto Golfinho Rotador indicam dois picos de acasalamento: um nos meses de maio e junho e outro em outubro e novembro. Esse incremento na intensidade da ocorrência do comportamento de cópula está relacionada ao início do período disponibilidade dos golfinhos fêmeas que tiveram seus filhos dois anos antes. De acordo com estudos realizados no Oceano Pacífico, as fêmeas dos rotadores têm filhos a cada 3 anos. Sendo que elas passam 10,5 meses grávidas e cerca de 13,5 meses amamentando seus filhotes. Assim, nesse ciclo evolutivo, os golfinhos seguem povoando as águas de Noronha e encantando seus moradores e visitantes.

[/vc_column_text][vc_masonry_media_grid grid_id=”vc_gid:1626129137408-aeb64c11-5c8e-1″ include=”11636,11637,11638″][/vc_column][/vc_row]