20 Anos das Ilhas Atlânticas Brasileiras: Noronha e Rocas – Podcast Golfinhos de Noronha #05

Escrito em 17/10/2021
Projeto Golfinho Rotador

Sorry, this entry is only available in Português do Brasil.

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

[/vc_column_text][vc_column_text]A mesma origem vulcânica do Arquipélago de Fernando de Noronha e do Atol das Rocas iniciou a ligação entre estes pedaços de terra soltos no meio do Oceano Atlântico. A colonização de Noronha por organismos vindos de Rocas e vice-versa, são responsáveis pelo ciclo da biodiversidade entre estes dois locais.

A UNESCO, por meio do título de Patrimônio Natural Mundial, uniu novamente Noronha e Rocas no Sítio “Ilhas Atlânticas Brasileiras: Reservas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas”.

O Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO inscreveu em 16 de Dezembro de 2021 o Sítio “Ilhas Atlânticas brasileiras: Fernando de Noronha e Atol das Rocas” na Lista do Patrimônio Mundial com base em três critérios:

1) Arquipélago de Fernando de Noronha e do Atol das Rocas representam mais da metade das águas costeiras insulares do Oceano Atlântico Sul e suas águas altamente produtivas são oásis no Atlântico Sul Tropical.

2) A Baía dos Golfinhos é o único lugar conhecido no mundo com uma população tão alta de golfinhos residentes e o Atol das Rocas demonstra uma paisagem marítima espetacular na maré baixa.

3) Arquipélago de Fernando de Noronha e do Atol das Rocas é um local chave para a proteção da biodiversidade e espécies ameaçadas de extinção no Atlântico Sul.

Vem escutar esse podcast com Beatrice Padovani @beapadovani, Zelinha Brito @maurizeliabrito, José Martins e Cynthia Gerling @cynthiagerling! É a história desde a redação da proposta e até os dias de hoje pela conservação, pesquisa e monitoramento desses dois lugares tão especiais.

#projetogolfinhorotador tem #patrocínioPetrobras por meio do Programa @Petrobras Socioambiental #programapetrobrassocioambiental #energiaquetransforma

#golfinhorotador #fernandodenoronha #oceano #natureza #conservaçãomarinha #golfinho #spinnerdolphins #biology #unesco #atol #atoldasrocas[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_media_grid element_width=”3″ item=”mediaGrid_BorderedScaleWithTitle” grid_id=”vc_gid:1634236250068-a84c63f4-9d49-4″ include=”11781,11782,11783,11784″][vc_empty_space][vc_column_text]

Sobre o Canal Golfinhos de Noronha

[/vc_column_text][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/4″][vc_single_image image=”11430″ img_size=”medium” alignment=”center” onclick=”custom_link” link=”https://golfinhorotador.org.br/podcast/”][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”3/4″][vc_column_text]Apaixonados pela conservação dos golfinhos, do oceano e de Fernando de Noronha. Somos o Projeto Golfinho Rotador, que nasceu no Mirante dos Golfinhos em Fernando de Noronha em 23 de agosto de 1990. Após tantos anos de trabalho nos tornamos um PELD (Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração. Nossos pilares são: pesquisa, educação ambiental, envolvimento comunitário e sustentabilidade.

E você, é nosso parceiro ideal! Mergulhe conosco nesse mundo azul.

O Podcast Golfinhos de Noronha conta com um patrocínio da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental.[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][/vc_column][/vc_row]