Curiosidades sobre as Raias Mantas

Escrito em 16/11/2021
Projeto Golfinho Rotador

Sorry, this entry is only available in Português do Brasil.

https://www.youtube.com/watch?v=ZKcly5qk7zc

Olá! No vídeo de hoje falaremos de um dos seres mais fascinantes dos oceanos. As Raias Mantas.

A espécie Manta Birostris ou Mobula Birostris é um dos maiores peixes do mundo, podendo alcançar oito metros de envergadura e pesar mais de duas toneladas.

Elas impressionam com o seu tamanho e velocidade de deslocamento na água, aliás esses são seus únicos meios de defesa, pois não possuem ferrão ou espinho e muito pelo contrário são super dóceis e gentis. Elas fazem parte da chamada megafauna carismática.

O cérebro das Raias Mantas é o maior entre todas as espécies de peixes do mundo, mesmo se considerada a proporção ao tamanho de seu corpo.

Outra curiosidade é que as manchas e pintas do ventre de cada indivíduo são únicas, e são comparadas pelos pesquisadores como as impressões digitais dos seres humanos, assim podem ser diferenciadas umas das outras ao serem catalogadas por meio do processo de foto identificação.

Esses animais têm a capacidade espetacular de deslocar-se por grandes distâncias nos oceanos e realizam mergulhos a profundidades superiores a mil metros em águas com temperaturas próximas a 3° Celsius.

É uma espécie de ciclo de vida longo com expectativa média de 20 anos, podendo viver até mais de 40 anos.

As espécies de raias mantas estão classificadas como vulneráveis à extinção e estão na lista vermelha da IUCN, em razão de sua lenta capacidade reprodutiva, pesca excessiva e captura acidental por redes e espinhéis.

Desde 2013, a pesca de raias-mantas é proibida na costa brasileira, mas os pesquisadores ouvem relatos de núcleos de pescadores que consomem jamantas em alguns locais do nosso litoral.

É preciso entender que as raias mantas assim como todas as espécies que compõem a chamada megafauna carismática, são animais que valem muito mais vivos do que mortos, elas são responsáveis pela saúde dos oceanos e movimentam o turismo de mergulho e preservação do nosso planeta.

Se você curtiu este conteúdo e quer fazer parte de uma corrente ainda maior de proteção a esses animais fantásticos. Compartilha este vídeo com alguém e não esqueça de deixar o seu comentário e deixar o seu like. Agradecemos por assistir e até a semana que vem!