Férias Ecológicas 2022: Oceane-se

Escrito em 16/12/2021
Projeto Golfinho Rotador

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.

O Projeto Golfinho Rotador, com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desenvolve anualmente um programa de Educomunicação Ambiental para as crianças da ilha durante o período de férias escolares, o “Férias Ecológicas”.

O programa “Férias Ecológicas”, criado em 1990, já é tradição em Fernando de Noronha para oferecer opção de lazer e ampliar a percepção sobre a conservação ambiental dos jovens moradores da ilha no período das férias escolares.

O programa também possui um grande alcance social, pois cria oportunidades de diversão e aprendizado para crianças e adolescentes noronhenses e impede que estes estejam entregues ao ócio no período de férias escolares, quando o turismo atinge seu ápice e a grande quantidade de turistas inevitavelmente implica na entrada de diversas realidades e mentalidades para o convívio com a comunidade. É durante este período que os pais estão mais atarefados e, consequentemente menos presentes dentro da estrutura familiar, uma vez que o turismo representa a principal atividade sócio-econômica da ilha.

O tema escolhido para as férias de 2022 é “OCEANE-SE”, chamando a atenção de que 2021 marca o início da Década do Oceano. A escolha deste tema tem por objetivo chamar a atenção das crianças e jovens da interdependência que existe entre o Oceano e o cotidiano dos moradores de Fernando de Noronha, que compõem a única comunidade civil oceânica do Brasil.

Nestas Férias Ecológicas serão realizadas diversas atividades educativas e recreativas específicas para cada faixa etária na praia da Baía de Santo Antônio. Estas atividades compreenderão vivência de cultura e experiências oceânicas, arte e conhecimento teórico. As Férias acontecerão durante o mês de julho, entre 9h e 12h, de segunda a sábado.

Por se tratar de um período curto de férias escolares e em função das restrições impostas pela Pandemia da COVID-19, pensamos em uma programação que possa atender o maior número de participantes ao longo desse período com a máxima segurança possível. Sendo assim, a cada dois dias será atendida uma faixa etária e participantes diferentes, conforme descrito abaixo:

  • Turma 1 – 5 e 6 anos: dias 9 e 10 de julho.
  • Turma 2 – 7 e 8 anos: dias 12 e 13 de julho.
  • Turma 3 – 9 e 10 anos: dias 14 e 15 de julho.
  • Turma 4 – 11 e 12 anos: dias 16 e 17 de julho.
  • Turma 5 – 13 e 14 anos: dias 19 e 20 de julho.
  • Turma 6 – 15 e 16 anos: dias 21 e 22 de julho.

Os interessados que têm mais de 16 anos podem se inscrever como monitores e auxiliar os coordenadores nas atividades.

Pretendemos oferecer para as três primeiras turmas, dos dias 09 ao 15 de julho, a seguinte programação: no primeiro dia, canoa havaiana e no segundo dia, aula de surf.

Nas três ultimas turmas, de 16 ao 22 de julho, no primeiro dia, saída de barco para observação da biodiversidade marinha, inclusive golfinhos e baleias, pois as primeiras baleias da temporada 2021 já foram avistadas em Fernando de Noronha, e no segundo dia, batismo em mergulho autônomo na Praia do Porto.

As inscrições serão na sede do Projeto Golfinho Rotador, no Boldró, e a seleção dos participantes para cada faixa etária ocorrerá por ordem de inscrição. Quando fechar os 12 participantes de cada faixa etária, encerramos as inscrições da faixa etária correspondente. O uso de máscara e álcool em gel será mantido.