Projeto Golfinho Rotador ministra curso para instrutores de mergulho de Noronha

Escrito em 15/05/2023
Projeto Golfinho Rotador

2
Sorry, this entry is only available in Português do Brasil. Nos dias 25 e 26 de abril, o Projeto Golfinho Rotador (PGR) ministrou um curso de sustentabilidade aos condutores de visitantes em mergulho autônomo da Associação Noronhense de Empresas de Mergulho Autônomo (Anema), em Fernando de Noronha. Intitulado “A Sustentabilidade do Turismo de Observação de…

Sorry, this entry is only available in Português do Brasil.

Nos dias 25 e 26 de abril, o Projeto Golfinho Rotador (PGR) ministrou um curso de sustentabilidade aos condutores de visitantes em mergulho autônomo da Associação Noronhense de Empresas de Mergulho Autônomo (Anema), em Fernando de Noronha. Intitulado “A Sustentabilidade do Turismo de Observação de Fauna Marinha em Fernando de Noronha”, o curso abrangeu os seguintes tópicos: Ecoturismo, Turismo de Observação de Fauna, Turismo de Aventura, Turismo Subaquático em Noronha, Legislação, Oceanografia e Fauna de Noronha.

Patrocinado pela Petrobras, o PGR teve como objetivo na realização de cursos sobre competências para trabalhar em Fernando de Noronha a implementação de formações para ampliação do conhecimento e de oportunidades profissionais relacionadas ao Oceano e ao desenvolvimento sustentável no Arquipélago. O evento voltado aos instrutores de mergulho na ilha teve como professores os pesquisadores José Martins e Rafael Pinheiro, ambos do PGR, e contou com 25 alunos inscritos.

Os participantes do curso aprovaram a programação. Para o instrutor Francisco da Costa, 36 anos, o curso foi abrangente e enriquecedor aos profissionais da sua área. “Recebemos informações específicas ao nosso trabalho, que vão nos ajudar a orientar melhor os visitantes sobre turismo sustentável e a vida marinha de Noronha”, disse Francisco. O sentimento foi compartilhado pela condutora Anny Carline, 27. “O curso foi muito importante para podermos esclarecer melhor as dúvidas que muitos turistas têm sobre biologia marinha e para orientá-los melhor durante o passeio para o mergulho”, observou Anny. Ela também ressaltou como ponto positivo o fato de os participantes terem recebido informações a respeito do Meio Ambiente e da conscientização de se preservar a Natureza.

Desenvolvimento

As atividades de envolvimento comunitário como essa, por meio da realização de cursos sobre competências para trabalhar em Fernando de Noronha, assim como as de educação ambiental, de sustentabilidade e de pesquisa, contam com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. “Esse tipo de atividade é fundamental para o desenvolvimento dos profissionais da ilha e para a melhora dos serviços que eles prestam aos turistas”, destaca Cynthia Gerling, coordenadora de Comunicação e Educação Ambiental do PGR.