Projeto Golfinho Rotador celebra Semana do Meio Ambiente com várias atividades

Escrito em 19/06/2023
Projeto Golfinho Rotador

Sorry, this entry is only available in Português do Brasil. O mês de junho começou com um evento realizado em todo o mundo e de grande importância ao nosso planeta. Entre os dias 5 e 9, foi celebrada a Semana do Meio Ambiente (SMA), que este ano teve como tema o combate à poluição plástica.…

Sorry, this entry is only available in Português do Brasil.

O mês de junho começou com um evento realizado em todo o mundo e de grande importância ao nosso planeta. Entre os dias 5 e 9, foi celebrada a Semana do Meio Ambiente (SMA), que este ano teve como tema o combate à poluição plástica. Em Fernando de Noronha, o evento teve o objetivo de sensibilizar moradores e visitantes da ilha em relação às potencialidades e vulnerabilidades ambientais do local e divulgar os projetos que acontecem no arquipélago. Para isso, a SMA foi realizada em Noronha de forma coletiva, com a atuação de diversas instituições, como Projeto Golfinho Rotador (PGR) – que tem o patrocínio da Petrobras –, Administração de Fernando de Noronha, ICMBio, Fundação Projeto Tamar, Biblioteca Heleno Armando, Neoenergia, entre outras.

Segundo os organizadores da SMA, o planejamento das atividades foi pensado para alcançar os mais diferentes públicos. “A ideia foi tentar cativar os visitantes para que eles participassem das demais atividades e passassem a conhecer que ações são desenvolvidas diariamente na ilha, em prol da conservação de Noronha”, diz Ana Carolina Ribeiro, educadora ambiental do PGR. Ela também destacou a programação realizada com foco na comunidade local. “Também houve painéis, expedições e atividades escolares, fundamentais para aproximar e sensibilizar ainda mais quem vive no arquipélago, reforçando a importância que a natureza tem na vida de todos”.
Uma dessas ações foi uma exposição, na qual as instituições envolvidas mostraram um pouco do trabalho que desenvolvem na ilha. Além disso, o PGR realizou uma exposição osteológica e um quiz com perguntas sobre sustentabilidade, conservação, biodiversidade e história de Fernando de Noronha, explicando também um pouco sobre a vida e a anatomia dos golfinhos. Vários turistas participaram das atividades e aprovaram a iniciativa. “Achei a exposição bastante interessante, porque faz muita diferença para a gente entender a anatomia do golfinho. Foi ótimo!”, declarou Juliana Murta, 23 anos, turista do Rio de Janeiro. Seu irmão, Bernardo, de 13 anos, também gostou. “Aprendi bastante coisa sobre os golfinhos. Foi tudo muito bem explicado. Fiquei contente com tantos aprendizados novos”, disse.
Também foi apresentada uma palestra sobre a SMA a integrantes da Escola do Mar Alma Solar, que tem parceria com o PGR em atividades semanais de esportes aquáticos. Após a palestra, que abordou a importância de se preservar as praias e os oceanos, foi realizada uma caça ao tesouro com os participantes, seguida de uma coleta dos resíduos que estavam na praia. A equipe da Escola do Mar Alma Sola se divertiram com a atividade e destacaram o aprendizado que tiveram durante a brincadeira.

DIA MUNDIAL

Durante a SMA, também foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, com atividades para alunos da Escola Arquipélago. Os estudantes ficaram todo o período de aula voltados para a temática ambiental, por meio de diferentes jogos e dinâmicas, como alerta ecológico, detetive ambiental, construção coletiva do mapa da ilha, quiz ambiental, dominó dos animais e tabuleiro dos resíduos. Depois de participar, a aluna do 2º ano Mariana Dantas, de 7 anos, comentou sobre a importância de se preservar a Natureza. “Sem o Meio Ambiente, a gente também não existiria”, disse a estudante. Já as turmas do Ensino de Jovens e Adultos assistiram a uma aula sobre mudanças climáticas e oceanos. Ao todo, cerca de 180 alunos participaram das ações da SMA na escola.
O PGR também realizou atividades com os alunos do Centro Integrado de Educação Infantil – Bem-me-quer. As turmas do berçário e dos Infantis 1 e 2 participaram de uma roda de música com o tema ambiental, na qualaaprenderam sobre os animais, a preservação do Meio Ambiente e como tratar os resíduos. Já as crianças de 2 e 3 anos se envolveram com uma história sensorial sobre o nascimento e crescimento das árvores, sentados no Bosque Flamboyant. Depois de aprender com a marrativa, eles plantaram sementes de coentro e fizeram mudinhas para levar para casa. “Essa atividade foi muito especial. As crianças participaram ativamente e viram, na prática e nas próprias mãos, as sementes sendo plantadas”, conta Ana Carolina, do PGR. “Isso cria memória afetiva nas crianças em relação a mexer na terra e ao cuidado com a Natureza. Por isso, é tão importante realizar esse tipo de atividade ao ar livre desde a primeira infância”.
As turmas dos Infantis 4 e 5 fizeram a trilha para o Mirante da Baía dos Golfinhos, observando a fauna e a flora pelo caminho que se estende dentro do Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha, aprendendo sobre as espécies endêmicas e também sobre quais eram exóticas. Já no Mirante, aconteceu uma explicação sobre baleias e golfinhos. Em seguida, as crianças observaram a paisagem com o uso de binóculos e participaram de brincadeiras para fixar ainda mais o conteúdo em suas mentes. “Eu aprendi sobre golfinhos, baleias, tartarugas e pássaros”, disse Isadora Flor, 4 anos. Maria Helena Lopes, 5, também gostou da atividade. “Adorei ver as paisagens com o binóculo”, contou. No total, quase 130 crianças participaram.

CONSERVAÇÃO OCEÂNICA

Além de tudo isso, o PGR também esteve presente em dois painéis realizados no Forte Noronha, promovendo um debate aberto com a comunidade. O primeiro foi com a temática “Conservação oceânica: o desafio perante o aumento do lixo marinho”, com a presença de quase 30 pessoas. Já o segundo tema foi “A necessidade da resiliência e adaptação às mudanças do clima” e teve um público de cerca de 40 ouvintes. Em todas as ações da SMA, o PGR pôde contar com a participação de membros do coletivo Jovem Mar Noronha como ajudantes desde a organização até a aplicação, possibilitando que estes jovens exercitem diversas habilidades e aprendam, por meio do contato com diferentes públicos.
Luna Moreno, 17 anos, conta como foi participar da exposição: “Estive ao lado de profissionais incríveis e foram dias de muito aprendizado. A exposição foi muito especial e esse contato com os visitantes do Arquipélago de Fernando de Noronha faz toda a diferença”. Rebeca Silva, de 17 anos, também gostou da atividade. “Poder trocar essa experiência com todos eles foi simplesmente maravilhoso”, disse. Já Arianny Ribeiro, de 16, comentou sobre a possibilidade de falar com as crianças. “Poder passar um pouco do meu conhecimento à frente, ver a vontade de aprender, o desempenho e a felicidade das crianças foi uma coisa única e gratificante”, ressaltou.