Mãe e filhote de baleias-jubarte entram na Baía dos Golfinhos

Escrito em 09/08/2023
Raul

Sorry, this entry is only available in Português do Brasil.   Em 2 de agosto, a Baía dos Golfinhos amanheceu com visitantes ilustres, uma dupla mãe-filhote de baleia-jubarte. A equipe de pesquisa do Projeto Golfinho Rotador, que conta com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, fez esse registro. As jubartes ficaram entrando…

Sorry, this entry is only available in Português do Brasil.

Em 2 de agosto, a Baía dos Golfinhos amanheceu com visitantes ilustres, uma dupla mãe-filhote de baleia-jubarte. A equipe de pesquisa do Projeto Golfinho Rotador, que conta com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, fez esse registro. As jubartes ficaram entrando e saindo da Baía dos Golfinhos em direção à Ponta da Sapata, entre 6h15min e 7h30min quando saíram definitivamente para a Ponta da Sapata, onde estão desde às 9h até agora, 11h15min.

E, neste dia, não teve rotadores na Baía dos Golfinhos, provavelmente porque uma das descobertas das pesquisas do Projeto Golfinho Rotador, foi a existência de uma relação conflituosa em algumas vezes entre os golfinhos-rotadores e as baleias-jubarte em Fernando de Noronha. Com comportamentos de respostas defensivas, submissão, ameaças, exibições, fugas e agressão entre indivíduos.

O comportamento dos golfinhos-rotadores de tentar evitar o ingresso das baleias-jubarte na Baía dos Golfinhos ou de se retirar da enseada na presença delas, assim como o comportamento de baleia-jubarte com filhote recém-nascido não permitir a aproximação dos rotadores, batendo as nadadeiras, indicando que ocorrem interações agonísticas entre estas duas espécies de cetáceos em Fernando de Noronha.

Também, às 9h30min, outra dupla mãe-filhote de baleia-jubarte foi avistada no Mar de Fora em frente à Enseada dos Tubarões.

A primeira avistagem de jubarte este ano foi feita pela pesquisadora Amanda da Silva, durante a atividade de monitoramento da ocorrência de cetáceos do Forte Nossa Senhora dos Remédios, no dia 24 de maio. Esta foi a avistagem feita mais cedo no ano já registrada pelo Projeto Golfinho Rotador. Os registros ocorrem principalmente entre julho e outubro, época de temporada reprodutiva conhecida para o Brasil.

A baleia-jubarte, que tem o nome científico Megaptera novaeangliae, que em latim quer dizer “Grandes asas da Nova Inglaterra” atualmente é a segunda espécie de cetáceo mais observada em Fernando de Noronha.

O final de julho e início de agosto deste ano foi marcado pelo aparecimento desta dupla de baleias-jubarte em Fernando de Noronha.

Nestes últimos dias, a primeira avistagem que tivemos notícia foi pelo Condutor de Visitantes Tibérius, por volta das 11h do dia 29 de julho, defronte à Praia do Leão. Depois as baleias foram vistas por volta das 14h do dia 30 de julho entre as ilhas São José e Rasa. Dia 31 de julho foram vistas por um barco de pesca, em frente à Praia do Leão. Dia 1o de agosto, o pessoal do Posto de Combustível viu próximo à Ilha São José.

O Projeto Golfinho Rotador desenvolve ações em Fernando de Noronha desde 1990 e conta com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

A ajuda da comunidade noronhense ao Projeto Golfinho Rotador no registro da ocorrência de baleias-jubarte em Noronha é uma exemplo bem sucedido de “Ciência Cidadã”.