Semana do Golfinho comemora 33 anos do Projeto Golfinho Rotador

Escrito em 13/08/2023
Projeto Golfinho Rotador

Sorry, this entry is only available in Português do Brasil.

Os 33 anos do Projeto Golfinho Rotador será celebrado pela Semana do Golfinho, que este ano ocorrerá de 15 a 24 de agosto, com a realização de diversos eventos em Fernando de Noronha.

O Projeto Golfinho Rotador, que conta com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, articulou com vários de seus parceiros para desenvolver uma série de atividades voltadas a adultos, jovens e crianças. Abordando cultura, educação e conservação ambiental.

A Semana do Golfinho terá como primeira atividade, no dia 15 de agosto, uma Expedição Educomunicativa ao Mirante dos Golfinhos dos alunos do 1º e do 2º anos do Ensino Fundamental da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio Arquipélago Fernando de Noronha (EREM AFN). “Faremos um exercício sensorial, durante o qual as crianças vão ouvir os sons emitidos pelos animais e identificar cada espécie”, explica Cynthia Gerling, Coordenadora de Educomunicação Ambiental do Projeto Golfinho Rotador.

No dia 16 de agosto, as atividades serão na EREM AFN, com a realização de oficinas ambientais e exibição de vídeos da fauna local com todas as turmas.

No dia 19 de agosto, pela manhã, ocorrerá uma Formação dos Professores da EREM AFN especial. Será embarcada para observar golfinhos, baleias, tartarugas e aves.

Na manhã do dia 22, haverá Expedição Educomunicativa de barco com os alunos do 4º ano da EREM AFN. Na noite deste dia, será ministrada no auditório do Projeto Tamar uma palestra sobre a história do Projeto Golfinho Rotador.

No dia 23, data do aniversário do Projeto Golfinho Rotador, acontecerão atividades no Centro Integral de Educação Infantil (CIEI) Bem-me-quer, com os alunos utilizando o caderno para colorir “Oceane-se com os bichos de Noronha”. Por volta das 16h, a equipe do Projeto Golfinho Rotador estará no Fortinho do Boldró, distribuindo brindes aos visitantes e conversando com os presentes. Além de admirar o belíssimo pôr-do-sol no local, os moradores e turistas que acompanharem a atividade poderão curtir uma apresentação do grupo Maracatu Nação Noronha, que tocará várias canções e cantará “Parabéns pra Você” em homenagem ao PGR.

O encerramento da Semana Golfinho de 2023 ocorrerá na manhã de 24 de agosto, no Forte dos Remédios. Será dentro do “Love Talks”, o evento educacional de incentivo ao turismo LGBTQIA+ e ao Turismo Sustentável que abre o tradicional festival LGBTQIA+ Love Noronha. O “Love Talks” será um evento de formação com objetivo de informar, educar, conscientizar e promover o respeito à diversidade e ao meio ambiente. Estão disponíveis 80 vagas, a inscrição é gratuita e pode ser feita na internet no link https://www.sympla.com.br/evento/love-talks-2023-love-noronha/1982931.

Durante a Semana Golfinho Rotador será produzido o documentário “Um dia de Golfinho”, com Domitila Barros e João Alisson, de 17 anos e mais jovem funcionário do projeto.