Todo Mundo Quer Conhecer Oceano de Golfinhos de Noronha

Escrito em 14/08/2023
Projeto Golfinho Rotador

Sorry, this entry is only available in Português do Brasil.

Sabendo que conhecer o Oceano de Golfinhos de Noronha é um desejo até para quem estuda e protege o mar há anos, o Projeto Golfinho Rotador, que conta com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, organizou uma expedição científica marinha com os participantes do Seminário “Som do Oceano”.

O Seminário “Som do Oceano”, organizado pela Sea Shepherd Brasil, reuniu alguns dos maiores especialistas em conservação marinha do Brasil em Fernando de Noronha nos dias 4 e 5 de agosto, como: Beatrice Padovani Ferreira (UFPE/Instituto Recife Costeiros), Carolina Pasquali (Greenpeace Brasil), Fabio Mottam (UNIFESP), José Truda Palazzo (Instituto Baleia Jubarte), Marina Correa (WWF Brasil), Maurizélia Silva (Rebio Atol das Rocas/ ICMBio), Patrícia Charvet (UFPR), Ricardo Garla (KAUST e Oceanário PE), Rafael Magris (ICMBio), Renata Souza Lima (UFRN); Rodrigo Barreto (UDESC/Sea Shepherd Brasil), Rosângela Lessa (UFRPE), Soraya Tupinambá (Terramar) e José Martins (Projeto Golfinho Rotador).  

O evento também contou com a participação de Max Bello da Instituição Mission Blue da Grande Sylvia Earle e do ator Klebber Toledo. Os participantes ainda tiveram a oportunidade de participar de uma conversa virtual com o Capitão Paul Watson, fundador do Greenpeace, da Sea Shepherd e agora da Captain Paul Watson Foundation.

O foco principal do Seminário “Som do Oceano” foi montar uma rede de pessoas e instituições para agir junto em prol da conservação do Oceano, principalmente por meio da implementação e criação de Unidades de Conservação.

A expedição científica marinha com os participantes do Seminário “Som do Oceano” ocorreu no dia 6 de agosto de 2023. A bordo da embarcação Desbravador da Sea Paradise navegamos por todo o Mar de Dentro, da Ilha Rata a Ponta da Sapata. Fizemos uma parada para mergulho livre na Laje Interna da Baía do Sancho e na volta, encontramos os golfinhos-rotadores defronte à Praia da Biboca.

A expedição começou com uma fala do José Truda Palazzo, que em 1986 iniciou o movimento de criação de uma Unidade de Conservação em Noronha, quando então era Presidente do Comitê Pró-Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. Depois João Alison, falou sobre o Projeto Golfinho Rotador e sobre a vida dos rotadores de Noronha.

Entre outros, participaram da expedição científica marinha Maria Carolina Contato Weigert (NEMA), Cynthia Gerling (Projeto Golfinho Rotador), Danise Alves (SEMAS/PE), Gabriela Zeineddine (ICMBio Noronha), João Alison (Projeto Golfinho Rotador), José Martins (Projeto Golfinho Rotador), José Truda Palazzo, Klebber Toledo, Marina Correa, Patrícia Charvet, Soraya Tupinambá, além é claro da Nathalie Gil e a equipe do Sea Shepherd Brasil presente em Noronha.