Pesquisadores do Projeto Golfinho Rotador participam de evento sobre a conservação dos oceanos.

Escrito em 18/09/2023
Projeto Golfinho Rotador

Sorry, this entry is only available in Português do Brasil.

Idealizada para ser um grande festival anual para celebrar a cultura e a sustentabilidade dos oceanos, a SP Ocean Week foi realizada na capital paulista, do dia 30 de agosto a 3 de setembro, no Memorial da América Latina. Patrocinado pela Petrobras, o Projeto Golfinho Rotador marcou presença no evento, com a participação de pesquisadores e palestra do biólogo Flávio de Lima, coordenador institucional do Projeto Golfinho Rotador. No painel intitulado “Ideias Azuis”, Flávio dividiu espaço com representantes de outros projetos ambientais, como o WWF, Greenpeace e Sea Shepherd.

Um dos temas abordados no debate, nessa quarta edição da Ocean Week, foi o sucesso de iniciativas na conservação da vida marinha, área na qual o Projeto Golfinho Rotador tem ótimos resultados a apresentar, em seus 33 anos de atuação em Fernando de Noronha. “Mostramos alguns exemplos do nosso trabalho com os golfinhos de Noronha e da Rede Biomar, patrocinado pela Petrobras e que inclui, além do Projeto Golfinho Rotador, os projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo e Meros do Brasil”, destaca Flávio Lima.

Em sua exposição no painel, o biólogo do Projeto Golfinho Rotador mostrou, por exemplo, que os pesquisadores da Rede Biomar publicaram mais de 700 artigos científicos nos últimos 10 anos e que cerca de 10 milhões de pessoas já foram alcançadas nos centros de visitantes dos cinco projetos. Além disso, outras 10 milhões de pessoas foram impactadas pelas redes sociais e quase 230 mil foram atendidas por meio de programas sociais e de capacitação profissional e formação de jovens. “Foi um evento muito interessante, para mostrarmos tudo isso ao público e a outras instituições que, assim como nós, trabalham em defesa da Natureza e dos Oceanos”, observa Flávio.

Grande Alcance

Além do biólogo, o Projeto Golfinho Rotador teve outros quatro representantes presentes à Ocean Week 2023: Lume Garcia, pesquisadora do PGR; Fátima Almeida, educadora ambiental do PGR; Cynthia Gerling, coordenadora de Comunicação e Educação Ambiental; e o oceanógrafo José Martins da Silva, fundador do Projeto Golfinho Rotador. Para Cynthia, um dos pontos positivos do evento foi poder levar a mensagem de proteção ambiental a um público mais amplo. “Tivemos famílias, jovens e muitas crianças na Ocean Week. Alcançamos muita gente que não trabalha com Meio Ambiente”, diz ela. “Fiquei muito feliz em ver excursões escolares, com muitos estudantes interessados em entender sobre a importância da conservação da Natureza, especificamente da proteção aos oceanos”.