VI Encontro Jovem Mar: Turismo Sustentado e Celebração da Conservação Marinha

Escrito em 16/10/2023
Projeto Golfinho Rotador

Sorry, this entry is only available in Português do Brasil.

O VI Encontro Jovem Mar, organizado pela Rede Biomar e patrocinado pela Petrobras, foi um evento notável que reuniu jovens de todo o Brasil para celebrar os oceanos e promover o turismo sustentado. Este ano, o evento teve um sabor especial, uma vez que aconteceu em Vitória, no Espírito Santo, e foi organizado pelo Projeto Baleia Jubarte, um dos integrantes da Rede Biomar. Além do Projeto Baleia Jubarte, fazem parte da Rede Biomar, os Projetos Albatroz, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil, todos patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Durante o encontro, os jovens tiveram a oportunidade de explorar diversos pontos turísticos da cidade de Vitória, conhecendo a cultura local e as belezas naturais da região. Entre os locais visitados estavam a Catedral Metropolitana, o Palácio Anchieta, o Santuário Nossa Senhora da Penha e a comunidade Jesus de Nazaré.

O Projeto Baleia Jubarte, em colaboração com os demais projetos da Rede Biomar, desempenhou um papel fundamental na organização do evento, criando uma experiência enriquecedora que uniu a conservação marinha ao turismo cultural. Essa parceria exemplar resultou em uma teia de conexões e experiências, que fortaleceu a rede de jovens envolvidos na conservação marinha e no turismo cultural.

“Este encontro nos proporcionou uma experiência incrível, onde tivemos a oportunidade de conhecer a cultura local e as maravilhas naturais da cidade. Foi uma experiência inesquecível para todos nós”, afirmou João Alison, 17 anos, estudante da Escola Arquipélago e integrante do Jovem Mar.

Cristiano Feitosa Serafim da Silva, 25 anos, contador e estudante de Direito na UFPE, integrante do Jovem Mar, relatou  “O Encontro foi muito proveitoso com a temática de Turismo Sustentável realizamos uma imersão no turismo de Vitória-ES e das possibilidades, em uma cidade grande, de iniciativas harmônicas de desenvolvimento econômico, conservação marinha e valorização cultural e histórica, riquezas também presentes nas cidades de origens de cada jovem participante, levando a uma reflexão do nosso papel e a importância do engajamento em atividades locais para o fortalecimento das nossas comunidades. “

O evento, promovido pela Rede Biomar e patrocinado pela Petrobras, continuará a impactar positivamente as comunidades e os ecossistemas costeiros do Brasil. A Rede Biomar e os projetos, que a compõem, continuarão trabalhando incansavelmente para proteger os mares, oceanos e a biodiversidade que neles habita, garantindo um futuro mais saudável e sustentável para todos.