Formação embarcada para profissionais da educação

Escrito em 01/11/2023
Projeto Golfinho Rotador

Sorry, this entry is only available in Português do Brasil. O Projeto Golfinho Rotador, com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, realiza ao longo do ano formações para os profissionais da educação das duas únicas instituições de ensino do Arquipélago: Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Arquipélago e Centro Integrado…

Sorry, this entry is only available in Português do Brasil.

O Projeto Golfinho Rotador, com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, realiza ao longo do ano formações para os profissionais da educação das duas únicas instituições de ensino do Arquipélago: Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Arquipélago e Centro Integrado de Educação Infantil (CIEI) Bem-Me-Quer.

A saída embarcada para os professores da rede pública de Fernando de Noronha já está virando tradição e no sábado, 21 de outubro, foi oferecida uma formação prática para observação de cetáceos para 10 educadores do Centro Integrado de Educação Infantil (CIEI) Bem-me-quer.

O trajeto do barco teve início no Porto de Santo Antônio e se estendeu até a Ponta da Sapata, passando pelas Ilhas Secundárias com uma parada de 40 minutos para um mergulho na Praia do Sancho.

Logo no início do percurso foi encontrado um grande grupo de golfinhos-rotadores (S. longirostris) descansando, copulando e cuidando de seus filhotes na Baía de Santo Antônio, foi possível mostrar ao vivo os comportamentos realizados pelos rotadores diariamente em Fernando de Noronha.

É sempre um prazer contribuir com a educação de Noronha, poder mostrar na prática tudo que nós falamos na teoria, é como se déssemos vida às nossas palavras”. Diz Melyna Lyra Pedroso, educomunicadora ambiental do Projeto Golfinho Rotador.

Catarine Marcelino, gestora do CIEI relatou como se sentiu diante da experiência: “Foi um momento ímpar na minha vida, porque foi meu primeiro contato com algo, que na minha concepção é expedicionário aqui na região de Fernando de Noronha. Eu não sou ilhéu, cheguei recentemente aqui, então não foi um momento apenas de aprendizado, mas de “maravilhamento”, fiquei encantada com tudo que vi, ver os golfinhos foi algo completamente fantástico, indescritível na minha vida. Vocês têm esse cuidado de nos apresentar tudo que estamos vendo, vocês compreendem um pouco da história e da cultura aqui da ilha para poder apresentar os espaços que nós vivenciamos durante o passeio”.