Mergulho em Noronha

O que faz com que Fernando de Noronha seja um dos melhores locais de mergulho do mundo não é a beleza da paisagem submarina, nem a abundância de animais marinhos e muito menos a diversidade da fauna. O que distingui o Arquipélago é a comodidade e facilidade de se conhecer o mundo subaquático encontrando lagostas, polvos, cardumes de peixes, tubarões e tartarugas. Tudo isto em mergulhos livres ou autônomos, com água pela cintura ou em mergulhos de 100 metros de profundidade.

Mergulho em Noronha

Surfe em Noronha

De dezembro a março, Fernando de Noronha vira o Havaí Brasileiro. Com a virada do vento para nordeste, as ondulações oceânicas chegam às praias do Mar de Dentro, a face da Ilha onde o declive do fundo é mais acentuado. As primeiras grandes ondulações vão retirando areia do fundo, até que, em fevereiro e março, os fundos estão limpos e as ondas quebram perfeitamente sobre o fundo de rochas vulcânicas.

Surfe em Noronha

Turismo de Observação de Fauna em Noronha

As características abióticas e biológicas de Fernando de Noronha propiciam excelentes condições à prática do turismo de observação de fauna, por isso, os animais estão entre as atrações turísticas mais favoritas do Arquipélago. Os principais alvos do turismo de observação de fauna local são cetáceos, aves e ecossistemas recifais.

Turismo de Observação de Fauna em Noronha

Fernando de Noronha

Fernando de Noronha, localizado a 350 km do litoral brasileiro, é composto por 17 ilhas e ilhotas. Suas características singulares levaram o Governo Federal a decretar duas unidades de conservação federais, a Área de Proteção Ambiental de Fernando de Noronha, Rocas, São Pedro e São Paulo (APA-FN) e o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (Parnamar-FN). A UNESCO também o declarou Patrimônio Natural da Humanidade e Sítio Ramsar. E o Estado de Pernambuco decretou o Arquipélago também como um Parque e uma Área de Proteção Ambiental Estaduais.

Fernando de Noronha

História de Noronha

O Arquipélago foi descoberto em 10 de agosto de 1503, após o naufrágio de uma das naus da expedição Gonçalo Coelho, conhecida como “2ª Expedição Exploradora”. Coube a Américo Vespúcio, integrante daquela expedição, resgatar os náufragos e abrigá-los em uma ilha próxima, a atual Fernando de Noronha. A aventura foi descrita pelo próprio Vespúcio em carta de 1504. A ilha foi doada ao financiador da expedição, o fidalgo português Fernan de Loronha, tornando-se a primeira Capitania Hereditária do Brasil.

História de Noronha

Projeto Golfinho Rotador

Um projeto que une crianças, jovens, adultos, golfinhos e todos os bichos dos oceanos formando uma rede do bem.

Projeto Golfinho Rotador

ICMBio Noronha

O ICMBio Noronha é a estrutura organizacional que compreende a gestão das unidades de conservação federais do arquipélago de Fernando de Noronha, o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha e a Área de Proteção Ambiental de Fernando de Noronha – Rocas – São Pedro e São Paulo. Foi criado com o objetivo de aumentar a eficácia e efetividade na conservação da biodiversidade e na realização dos objetivos de criação das unidades de conservação do ICMBio Noronha.

ICMBio Noronha
Mapas

Patrocinador Oficial

O patrocínio oficial desde 2001 da Petrobras a todas as ações do Projeto Golfinho Rotador nos permitiu alcançar esses feitos tão importantes para o meio ambiente, a sociedade e comunidade cientifica.

Patrocinador Oficial